terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O QUE FAZER COM A IRA?


Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo.” (Ef 4.26-27)


A ira às vezes é inevitável. Até Deus pode ficar irado. A Bíblia fala várias vezes sobre isso. Jesus ficou irado ao ver os comerciantes utilizando o templo de Jerusalém para fins profanos (João 2.13-16). Também existe a ira santa. Essa pode dominar crentes sinceros ao verem como o nome de Deus é zombado de tantas maneiras atualmente.

A ira deixa de ser santa quando o Diabo conquista terreno em nós. E quando isso acontece? Acontece quando a ira acaba tornando-se ódio. É quando ela destrói o próximo. A honra e a justiça de Deus não estão mais no cenário principal, mas o ardor humano na luta por causas próprias. Esse ódio provém do Diabo, que não permite a possibilidade de reconciliação, mas que procura arrasar o próximo até o chão, sem levar em conta se é o cônjuge, o colega de trabalho ou o oponente político.

Quando vocês ficarem irados, não pequem! Nunca permitam que a ira “esquente” para que não queime o próximo! Nem permitam que ela “esfrie” (isto é, que permaneça muito tempo no coração) para conseguir criar raízes de amargura. Não! Perdoem-se mutuamente o quanto antes! Se for possível, ainda no dia de hoje. Ainda antes do pôr do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário