sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O PODER MIRACULOSO DO PERDÃO

Pastor Hélder Teixeira



“Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo até sete, mas setenta vezes sete”. Mt 18,21.


Pedro indagou ao Senhor Jesus quantas vezes devería perdoar. Sete? Jesus respondeu: não somente sete, mas setenta vezes sete. Jesus disse 490 vezes. Porém há um detalhe: ao dia, e a cada ofensa causada por uma única pessoa. É impossível uma única pessoa nos ofender mais de 490 vezes ao dia. Em muitas ocasiões uma única palavra é capaz de causar danos em nossos corações ao ponto de manter enraizada na nossa alma, raízes de amargura, que permanecerão pela vida inteira.

Na oração do Pai Nosso, o versículo 12 diz: “ Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nosso devedores. Jesus mostra claramente que há uma condição para o homem, pecador como somos, pois pecamos constantemente, ainda que não concordamos com essa condição, ainda que não vivamos na prática do pecado, mas como diz a Palavra de Deus em 1 João, 10: “ Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”, somos pecadores, e a única maneira de se obter o perdão de Deus é, primeiramente, manifestando o perdão para com aqueles que nos ofenderam. Isso implica na seguinte afirmação: se eu não perdoar, também não receberei o perdão de Deus sobre a minha vida.

Nota-se em vários textos que a cura se manifestava na vida de homens porque recebiam a perdão de Jesus Cristo e, por recebê-la, era , então, manifestada a cura física. Se Jesus Cristo, que conhece o homem intimamente, perdoava, posso crer que, mesmo diante das adversidades, do opróbrio, os corações estavam limpos dos ressentimentos. Estavam prontos para receberem o milagre que precisavam.

E não para por aí. Após responder a Pedro, Jesus mostra-nos uma verdade que muitos crentes não tem se atentado com diligência. Ele relata a parábola do credor incompassivo. Alguém que devia dez mil telentos a um rei, e não tendo com que pagar, o seu senhor ordenou que ele,  sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinham, para que a dívida se lhe pagasse. O texto diz que aquele homem prostou-se, reverenciando, dizendo: Senhor sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo movido de compaixão, soltou-o e perdoou lhe a dívida. Porém, aquele que recebeu o perdão, não demonstrou a mesma compaixão para com alguém que lhe devia. A Bíblia relata no versículo 29, que aquele que havia recebido o perdão, agora, mandava encerrar no cárcere alguém que, também, carecia de misericórdia. Quando o rei soube desse fato, mandou chamar a sua presença e disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores.
 Essa parábola é uma verdade espiritual e reflete exatamente o que acontece com aqueles que fazem a opção de viver um vida de amargura, que não libera o perdão e muitas vezes, diante de Deus, clama pela sua misericórdia. A Palavra mostra que quem não perdoa será entregue nas mãos dos atormentadores, terão seus corpos tomados por enfermidades, opressão, conhecido pela medicina como depressão, e todo tipo de males, tudo isso por que não tomou a decisão de perdoar o seu próximo.

Quero dizer que perdoar não é emoção, ao contrário, o perdão é um ato de obediência a Deus e a sua Palavra. Portanto, você, ao ler esse texto, pode tomar a decisão de abrir teus lábios e declarar que estão perdoados aqueles que, em algum momento de suas vidas, falaram palavras duras ou tiveram atitudes que feriram o seu coração. Ore comigo assim: Senhor Jesus, eu tomo a decisão de perdoar, neste dia, o irmão fulano de tal..., que me ofendeu. Irmão fulano de tal, eu te perdoou em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. Pode crer que se você verdadeiramente tomou a decisão de perdoar, esteja preparado, porque milagres se manifestarão em sua vida. Se estás enfermo, será curado. Receba sua cura em nome de Jesus. Amém.

Pr. Hélder Teixeira
Pastor da Igreja Evangélica Templo de Oração no bairro Tancredo Neves em Cuiabá MT.
Av. Vicente Vuolo, 02, Cuiabá MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário